sábado, 5 de maio de 2012

Para ser um crítico não basta ser jornalista


Saiba o que é necessário para se tornar um bom crítico de cinema

No momento de escolher um filme para assistir, muitos recorrem a leitura de críticas de cinema para saber se o filme vale a pena ou não. Contudo, os críticos afirmam que a análise de um filme não precisa necessariamente dizer se o filme é bom ou ruim, mas sim, dar elementos para que as pessoas cheguem a suas próprias conclusões.
De acordo com Mário Abbade, presidente da Associação de Críticos do Rio de Janeiro,  a crítica é o instrumento para fazer uma ponte entre a obra e o espectador. “Quando um diretor faz um filme ele tem uma reflexão que não é necessarimente a mesma que o público vai ter. Para atingir essa reflexão você tem que dar elementos para o público fazer a sua própria análise”.
Já para Wikerson Landim, editor do Portal de Cinema, a verdadeira crítica serve tanto como um relato histórico de sua época quanto como uma ferramenta de referência para o espectador. Tratando-se de nuances e mensagens não implícitas, Landim fala que, a contextualização de um filme é um dos papéis fundamentais de um crítico, e não basta dizer que é bom ou ruim, é preciso construir um argumento, levando em conta a proposta de cada filme. Ampliar as possibilidades de debate acrescentando algo para o espectador é o objetivo mais desejado de um crítico, conclui.

Rubens Ewald Filho é um dos mais respeitados críticos do país

Elementos para ser um bom crítico

Para ser um bom crítico de cinema é necessário ver muitos filmes, entender e estudar a linguagem cinematográfica, os movimentos do cinema e ter um vasto conhecimento de cultura geral. “O crítico não se faz em uma, duas semanas ou em um curso de jornalismo de quatro anos. Um crítico se faz de uma bagagem cultural que ele carrega ao longo da vida”, afirma Abbade.
  Abbade recomenda também que os críticos não devem dar a sua opinião pessoal na hora de escrever sobre um filme. “A pior coisa é a arrogância e o gosto pessoal do crítico. Ele não está ali para dar uma nota e sim dar uma análise”, opina.

A crítica de cinema no Brasil

            No Brasil não há um curso específico para formação de crítica cinematográfica, comenta Landim. O editor destaca que, o conhecimento necessário para ser um crítico não está apenas na educação formal. Para quem deseja se tornar um crítico,  o editor recomenda a leitura de livros sobre roteiro, montagem , edição, fotografia e teorias de linguagem. “Ler também críticas de outros críticos respeitados e conhecer aspectos sobre psicologia e literatura, são conhecimentos que ajudam muito. E, principalmente, ver muitos filmes, em especial os clássicos”, finaliza.

Produção: Lumi Produções
Texto: Paula Werneck, Isabella Rosa e Gabriela Campos
Edição: Paula Werneck, Isabella Rosa, Gabriela Campos e Renan Araújo
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário