Por Penélope Miranda
"A Nouvelle Vague foi o primeiro movimento cinematográfico
produzido com base em um interesse pela memória do cinema. Foi esse acesso a
tal tradição que permitiu nascer, nos artigos dos futuros cineastas, a idéia
cara - e clara - de ruptura, de novidade a afirmar. " (MANEVY, 2007,
p.224)
Durante a década de 1950, os principais diretores do
movimento como François Truffaut, Jean-Luc Godard, Jacques Rivette e Claude
Chabrol começaram aprodução de curtas metragens e, logo após, longas metragens
que compunham o movimento. Exemplo de Os Incompreendidos, 1959, de Truffaut ;
Alain Resnais com Hiroshima Meu Amor, de 1959, Chabrol com Os Primos e O
Acossado, 1960, de Godard.
Esses filmes que marcaram o início da Nouvelle Vague e
outros desse estilo, possuem diversas características do movimento e muitas em
comum, definidos nos primórdios do seu nascimento. O estilo diferente da
Nouvelle Vague reinventou a forma de se fazer cinema e influenciou muitas
outras produções. Suas características mostram um modo revolucionário e
diferente na hora de montar roteiros (o que era esquecido propositalmente),
gravar e atuar.
As filmagens eram compostas pelo uso de equipamentos
portáteis, cortes bruscos, citações à literatura e a filmes, roteiros
episódicos, criatividade para compensar os baixos orçamentos (Godard chegou a
fazer um travelling com um carrinho de supermercado) eeram realizadas fora dos
estúdios.
A Nouvelle Vague apresenta oposição ao cinema comercial;
narrativas não- lineares, não estruturadas e fragmentadas e soluções de montagem pouco convencionais.
Esse movimento cinematográfico proporcionou que as câmeras sejam levadas as
ruas e a ruptura da linearidade narrativa. Tornou possível a realização da tão
famosa frase de Glauber Rocha: é possível fazer cinema com apenas uma câmera na
mão e uma ideia na cabeça.
ok, mas e as apropriações pelo cinema atual?
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