sexta-feira, 18 de maio de 2012

Como a Nouvelle Vague caracterizou a ruptura do cinema convencional


Por Penélope Miranda

"A Nouvelle Vague foi o primeiro movimento cinematográfico produzido com base em um interesse pela memória do cinema. Foi esse acesso a tal tradição que permitiu nascer, nos artigos dos futuros cineastas, a idéia cara - e clara - de ruptura, de novidade a afirmar. " (MANEVY, 2007, p.224)

Durante a década de 1950, os principais diretores do movimento como François Truffaut, Jean-Luc Godard, Jacques Rivette e Claude Chabrol começaram aprodução de curtas metragens e, logo após, longas metragens que compunham o movimento. Exemplo de Os Incompreendidos, 1959, de Truffaut ; Alain Resnais com Hiroshima Meu Amor, de 1959, Chabrol com Os Primos e O Acossado, 1960, de Godard.



Esses filmes que marcaram o início da Nouvelle Vague e outros desse estilo, possuem diversas características do movimento e muitas em comum, definidos nos primórdios do seu nascimento. O estilo diferente da Nouvelle Vague reinventou a forma de se fazer cinema e influenciou muitas outras produções. Suas características mostram um modo revolucionário e diferente na hora de montar roteiros (o que era esquecido propositalmente), gravar e atuar.

As filmagens eram compostas pelo uso de equipamentos portáteis, cortes bruscos, citações à literatura e a filmes, roteiros episódicos, criatividade para compensar os baixos orçamentos (Godard chegou a fazer um travelling com um carrinho de supermercado) eeram realizadas fora dos estúdios.



A Nouvelle Vague apresenta oposição ao cinema comercial; narrativas não- lineares, não estruturadas e fragmentadas  e soluções de montagem pouco convencionais. Esse movimento cinematográfico proporcionou que as câmeras sejam levadas as ruas e a ruptura da linearidade narrativa. Tornou possível a realização da tão famosa frase de Glauber Rocha: é possível fazer cinema com apenas uma câmera na mão e uma ideia na cabeça.


Referências:

Um comentário: